QUEM SOMOS




Se o Projecto Música na Infância tivesse um B.I registaria que nasceu em 2006 no Centro Comunitário da Cruz Vermelha Portuguesa, e que tem três filhotes: Músico de Palmo e Meio I destinado a crianças dos 3 aos 5 anos inseridas em Jardim de Infância e Músico de Palmo e Meio II para crianças dos 6 aos 9 anos a frequentar a valência de A.T.L. Um ano mais tarde surge o irmão mais novo, Grandes Músicos de Fraldas cujos destinatários são bebés até aos 24 meses inseridos em creches. Eu sou uma espécie de madrinha orgulhosa, Carina Resende, autora e coordenadora de ambos os projetos.

Entretanto, em 2008, ambos os projetos são procurados por mais creches e jardins de infância devido ao feedback extremamente positivo do nosso público! Multiplicam-se os bebés, crianças, educadoras e pais que se encontram nas sessões musicais de Música na Infância e dá-se um enorme “boom” que nos permite ter outros colaboradores envolvidos nos nossos projetos.

Em 2009, a pedido de algumas “escolitas” passamos a fazer sessões que também envolvem os pais, projeto que viria a ser conhecido por Música com Papás, pois a intenção era partilhar com os pais o bichinho da música que tentávamos deixar nos filhos. E resultou tão bem que passaríamos a realizar estas sessões fora das creches e jardins de infância envolvendo e conhecendo novas famílias!

Foi nesta fase, decisiva a influência da pedagogia de Edwin Gordon e de alguns dos seus discípulos em Portugal, que viria a conhecer através dos projetos do LAMCI/CESEM- Laboratório de Música e Comunicação na Infância presente na Universidade Nova de Lisboa. Outras referências se seguiriam, tais como Jos Wuytack e os cursos de pedagogia musical promovidos pela AWPM, o festival de artes para a infância de Paulo Lameiro em parceria com a SAMP, a Companhia de Música Teatral e o projeto Oppus Tutti, e tantos outros vistos em países tão díspares como Nova Iorque, Viena e Camboja acabariam por influenciar o nosso trabalho de forma positiva.

Em 2012, surge uma nova criação Concertos em Família que pretende um encontro inter-geracional num mini concerto apresentado por um instrumentista! Mais uma vez a adesão a este projeto mostrou ser maior que a esperada!

Atualmente, Música na Infância é um projeto que conta já com centenas de sessões musicais dentro e fora das creches e Jardins de Infância, e que promete continuar a dar que falar, com outros projetos musicais no futuro!


Sem comentários:

Enviar um comentário