PROJECTOS



Grandes Músicos de Fraldas
Sessão de música para bebés em creche
APRESENTAÇÃO

Grandes Músicos de Fraldas é um projeto que nasceu em 2007 e pertence à Música na Infância. Está inserido em contexto de creche e os destinatários são bebés de 3 meses até 36 meses.

Porquê música para crianças dos 0 aos 36 meses?

Em nenhuma fase da vida faz mais sentido investir no desenvolvimento auditivo/musical do ser humano, do que dos 0 aos 3 anos. É obvio que depois desta idade, devemos continuar a ser estimulados musicalmente mas as possibilidades musicais serão outras e infelizmente menores. Nesta fase a aquisição de vocabulário musical tem “via verde” dentro de nós. Depois começamos a importar-nos mais com as palavras, imagens e os sons perdem de alguma forma importância.

Por isso, não devemos deixar para a idade pré-escolar o contacto da criança com a música, porque a educação remediativa não é possível, porque aquilo que uma criança não desenvolveu nas primeiras fases da vida não pode ser desenvolvido mais tarde com o mesmo alcance que poderia ter sido atingido se tivesse ocorrido mais cedo (Edwin Gordon,Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos).

Todas as atividades realizadas, assentam num aspecto essencial, as aprendizagens e vivências musicais realizadas com o educador musical no local da creche não podem substituir as que realizadas com os pais ou educadores, antes são complementares, de modo a potencializar o pensamento musical do bebé.



Músicos de Palmo e Meio
Sessões de música para crianças dos 3 aos 5 anos em jardim de infância

APRESENTAÇÃO

Músicos de Palmo e Meio é um dos projectos de Música na Infância, que nasceu em 2006 e que assenta nos seguintes pressupostos:
 
o Todas as crianças devem ter oportunidade de desenvolver as suas capacidades musicais;

o As crianças aprendem de forma significativa no contacto inter-pares;o As experiências diversificadas de aprendizagem são fundamentais para servirem as necessidades de desenvolvimento individual das crianças;

o Destinatários: crianças em contexto pré-escolar (Jardins de Infância) com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
o Condições técnicas: sala onde se possam sentar e/ou movimentar confortavelmente os destinatários.
o Lotação: Normalmente procura-se manter as crianças de cada turma juntas. Somente em situações fundamentadas se poderão juntar turmas ou dividi-las em 2 grupos.
o Duração: Entre 45 e 60 min. (dependendo da idade das crianças).



Música com Papás
Sessões com bebés e crianças acompanhados pelos Pais


APRESENTAÇÃO

O principal objetivo é demonstrar possibilidades de interação com bebés entre os 3 e os 24 meses e entre os 2 e os 5 anos (com a duração de 40 a 50min.), que poderão servir de modelo de orientação musical para pais/educadores.

As sessões musicais para bebés e crianças constituem uma oportunidade única e valiosa no qual estes têm a oportunidade de experimentar um pensamento e vocabulário musical que facilitará todas as experiências musicais posteriores (quer como apreciadores de música, quer como cantores, instrumentistas ou como ouvintes). 

Neste projeto, pretende-se essencialmente a interação dos pais com a criança/bebé. Os orientadores musicais (pertencentes à equipa da Música na Infância) não pretendem fazer um concerto enquanto músicos, mas motivar os pais a realizar este momento musical com os filhos. Será um tempo de partilha familiar para reforçar vínculos, na crença de que o contacto com a música produz imensos benefícios e na esperança que os momentos musicais vividos e aprendidos possam fazer parte dos tempos em família.


A realização deste projeto pode ser feita em salas polivalentes, associações, IPSS, teatros, bibliotecas, ateliers, centros de babysitting, centro de preparação e educação para o nascimento, festas de aniversário e mesmo ao ar livre. 



Concertos em Família
Sessões para reunir a família à volta de um instrumentista


APRESENTAÇÃO

Música na Infância apresenta uma performance inter-geracional destinado a bebés, pais, manos, primos, tios e avós que se queiram juntar para escutar um músico de verdade!

A duração oscilará entre os 30 e os 40 minutos, pois a ideia é incluirmos os bebés. O foco será a relação entre o instrumento que o músico representa, e as famílias! Ficamos felizes, se o instrumentista embalar o bebé tão bem como a avó ou quem sabe a bisavó!



A realização deste projeto pode ser feita em salas polivalentes, associações, IPSS, teatros, bibliotecas, ateliers, centros de babysitting, centro de preparação e educação para o nascimento, festas de aniversário e mesmo ao ar livre.